Regulamentos da Santa Casa

Objetivo

A política de compras tem como objetivo regulamentar as relações entre a Irmandade Santa Casa de Pitangueiras, seus fornecedores e parceiros. O objetivo básico da administração de materiais da Santa Casa de Pitangueiras é buscar o atendimento às necessidades de produtos e serviços de qualidade aos melhores preços e condições de pagamento, junto aos fornecedores e parceiros de material hospitalar, medicamentos, órtese, prótese, materiais especiais, material de escritório, material de limpeza, material de lavanderia, gêneros alimentícios e outros insumos.

Responsabilidades

Cumprir os acordos formais entre fornecedores e parceiros, na aquisição de insumos e serviço, e que esse comum acordo, não prejudique ambas as partes.

Do fornecedor

O cumprimento de prazos de entrega, preços, condições de pagamento, produtos quantidade e demais quesitos que foram previamente estabelecidos e acordados com o departamento de compras da Irmandade da Santa Casa de Pitangueiras. Quanto a parte de contato entre fornecedores e colaboradores, médicos e prestadores de serviço não será permitido contato sem a participação direta do departamento de compras da Santa Casa. Na parte de fornecedores querer ter acesso nas instalações da Irmandade Santa Casa de Pitangueiras não é permitido sem autorização da direção administrativa. Indicadores de avaliação e qualificação será feita a avaliação de todos os fornecedores de insumos e serviço pelo nível de atendimento que medirá o desempenho do fornecedor quanto aos quesitos de entrega certa do produto, a quantidade certa, data de entrega certa, prazo de vencimento, as embalagens alteração e se há divergência na nota fiscal. Quando os fornecedores não fornecerem produtos e serviços sem sua breve qualificação e apresentação dos documentos exigidos para tal como: alvará de licença, vigilância sanitária, registro dos produtos perante a Anvisa e/ou ministério da saúde, certidão de funcionamento entre outros a serem solicitados.

Indicadores de Avaliação e Qualificação

Todos os fornecedores de insumos e serviços serão avaliados pelo nível de atendimento que medirá o desempenho do fornecedor quanto aos quesitos de entrega do produto certo, quantidade certa, data de entrega certa, prazo de vencimento, embalagem sem alterações e se há divergência na Nota Fiscal. Os fornecedores não poderão fornecer produtos e serviços sem sua breve qualificação e apresentação dos documentos exigidos para tal, como: alvará de licença da vigilância sanitária, registro dos produtos perante a ANVISA e/ou Ministério da Saúde, certidão de funcionamento entre outros a serem solicitados.

Da relação entre as partes- ética

Todas doações e contatos realizados pelos fornecedores em geral serão encaminhadas somente ao departamento de compras, inclusive a divulgação e comercialização dos produtos, também é responsabilidade somente do departamento citado. É considerado falta ética qualquer barganha financeira em troca de uso de determinado produto. Ao corpo clinico é permitido entrar em contato ao suporte técnico dos fornecedores. É proibido a circulação, divulgação e propaganda dos produtos dos fornecedores pelas dependências da Santa Casa. Possíveis benefícios financeiros sujeitos ocorrências policiais as devidas penalidades. Todas as negociações de fornecimento de insumos, entregas de fornecimento de produtos só se dará mediante negociação, aprovação e elaboração de ordem do departamento de compras. Os gestores dos contratos têm permissão em tirar dúvidas, resolver problemas e solicitar serviços contemplados nos contratos. Modalidade de consignado: O trabalho da Santa Casa Pitangueiras com a modalidade de compras, onde o fornecedor coloca o material a disposição do hospital e só fatura após o uso do mesmo, esses itens o contrato é realizado informando quantidade, tipo de material e valores.
Modalidade de comodato: Para a modalidade de comodato de equipamento, acontece quando o fornecedor coloca à disposição da Instituição o equipamento para atendimento de sua necessidade com a contra partida da instituição adquirir os insumos necessários para funcionamento daquele equipamento com o mesmo fornecedor, para isso é utilizado e realizado o contrato de comodato.

Necessidade de 3 cotações:

Para aquisição de qualquer equipamento, material e medicamento é necessário e imprescindível a realização de no mínimo 3 cotações, quando não possuir no mercado nacional, aí será realizado documento com explicações e justificativa técnicas para autorização da Direção Administrativa.

Recebimento de materiais:

O recebimento de materiais, medicamentos e qualquer outro insumo é realizado de segunda a sexta das 07:00 às 17:00, salvo medicamentos de urgência. Na hora do recebimento a nota fiscal é conferida no ato, com a ordem de compra e qualquer incompatibilidade do recebimento do mesmo. Serão conferidas em casos de recebimento de transportadora, as informações de quantidade de volume, identificação do destinatário e condições dos volumes, como aparente derramamento e violação do mesmo, dependendo da quantidade de volumes, não serão conferidos item a item, e se no momento da conferência for identificado alguma inconformidade, entraremos em contado com o fornecedor para correção da mesma.