Anatomopatologia
Refere-se ao estudo macroscópico e microscópico de peças cirurgicas e biópsias através do processamento histológico e colorações especificas. O exame anátomo - patológico visa o diagnóstico de uma doença (patologia) através da análise de fragmentos de tecido ou órgão retirados por procedimentos de biópsia ou cirurgia.
Qual a diferença entre biópsia e anátomo patológico?
Biópsia é um procedimento caracterizado pela retirada de um fragmento de um tecido (pele ou outro órgão). Este fragmento é então enviado para um médico patologista que o observará ao microscópio. Esta análise é feita pelo patologista que o observará ao microscópio, este exame se chama anatomopatológico ou histomopatógico.
Como é feito o exame anátomo patológico?
Os exames anatomopatológicos são realizados através da análise de fragmentos de tecido ou órgão retirados por meio de biópsias, cirurgias, endoscopias, punção aspirativa com agulha grossa, necropsias, entre outros.
A Santa Casa junto ao Laboratório Paulo Becker tem a responsabilidade da coleta do material de pacientes internados coletado em cirurgia, a peça segue direto para o laboratório e os resultados vem para Santa Casa.